domingo, 3 de novembro de 2013

CONHEÇAM A BANDA ESPÍRITO SOU DE SALVADOR - BA









A banda Espírito Sou surgiu em 17 de setembro de 2011 na cidade de Salvador (Bahia) com o intuito de criar uma maior intimidade com a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo.  Citando em suas composições diversas formas de invocar o Santo Espírito, com letras fortes e influência sinfônica.
 O nome da banda nasceu da Sagrada Escritura. Em Êxodos 3, 14 encontramos a seguinte passagem: “Deus respondeu a Moisés: “EU SOU AQUELE QUE SOU”. E ajuntou: “Eis como responderás aos israelitas: (Aquele que se chama) EU SOU envia-me junto de vós””.  A partir dessa passagem surgiu a ideia de juntar essas duas palavras Espírito + Sou = EspíritoSou, que traz para nós o significado: o Espírito de Deus, já que Eu Sou é um dos nomes de Deus encontrados na Sagrada Escritura.
Assim como o nome o brasão também é embutido de significados. A cor vermelha simboliza a realeza, posto dado ao Rei dos Reis (Jesus Cristo). O dourado representa as riquezas espirituais que o Senhor nos oferta. A pomba é a representação do próprio Espírito Santo citado em São Mateus 3, 16: “Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus”.  As chaves simboliza a ligação entre o céu e a terra, pois em São Mateus 16,19 encontramos as palavras que selaram essa união: “Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” A cor prata representando a armadura do cristão, assim os cavaleiros medievais se vestiam para ir às batalhas, o cristão se reveste do poder de Deus para proteger-se nos combates espirituais.
A Espírito Sou traz uma identidade musical genuína através da sua formação e construção harmônica, melódica e rítmica. Com composições (letras e arranjos) próprias integrando em seu escopo orações oficiais seculares da Igreja Católica Apostólica Romana. 
Do ponto de vista musical as canções apresentam a influência da música erudita utilizada pela Igreja no século XIV. Assim como o canto gregoriano introduziu o organum às vozes do coro, a Espírito Sou se utilizou dessa mesma técnica introduzindo os teclados e um vocal feminino lírico. Por outro lado, a construção de sua bateria, baixo e guitarra traz as influências mais positivas do Rock, sendo essa fusão conhecida como Rock Sinfônico.
Nesses dois anos de criação, construção e amadurecimento, que ainda se encontra em processo, a banda teve a oportunidade de se apresentar em pequenos eventos na sua cidade de origem e no Festival Na Fé.
A Espírito Sou é composta por: Thay Jones no vocal, Daniel Carneiro na guitarra, Raphael Lago no teclado, Sergio Felix no baixo e Angelo Costa na bateria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário